odontologia digital


Odontologia e tecnologia sempre andaram de mãos dadas, trazendo conforto, segurança e agilidade ao tratamento. Mas nos últimos anos, esse avanço deu um salto, trazendo inovações que estão mudando completamente a nossa forma de trabalhar e de enxergar os resultados.
Mudanças magníficas tem ocorrido de forma que as técnicas convencionais, que já eram avançadas e traziam excelentes resultados, agora parecem ultrapassadas. Tais mudanças proporcionam principalmente maior precisão, previsibilidade do tratamento, conforto e segurança para o paciente e profissional, e torna mais rápido e dinâmico o tratamento.
Vejamos o exemplo do escaneamento intra-oral. Para copiarmos a arcada do paciente, convencionalmente utilizamos materiais de moldagem de alta precisão, que apresentam distorções mínimas. E isso é muito bom! Mas esse processo, além de ser desconfortável para o paciente, gera mais resíduos (material de moldagem, gesso) e requer espaço para armazenagem desses produtos e subprodutos, no caso, o modelo do paciente que é um registro e deve ser armazenado. Sem contar as vezes que fazemos a repetição do procedimento quando detectamos alguma falha. Quando realizamos o procedimento com o escaneamento intra-oral, é gerado um arquivo 3D, altamente preciso e rico em detalhes, onde podemos visualizar a arcada do paciente em todos os ângulos possíveis, com riqueza de detalhes, sem o desconforto do material de moldagem, sem gerar resíduos e que pode ser visualizado por qualquer profissional, em qualquer parte do mundo, apenas com um click! E ainda podemos acompanhar as mudanças ocorridas ao longo do tempo como desgastes, retrações gengivais e lesões no esmalte.
Outro exemplo extraordinário é o tratamento ortodôntico com Invisalign. O tratamento é feito com alinhadores ao invés de braquetes, o que torna o tratamento incomparavelmente mais confortável, não somente pela estética, por ser praticamente imperceptível, mas pelo incômodo causado pelo braquete. O alinhador é removível, podendo ser retirado durante a mastigação ou mesmo durante um evento em que você não queira utilizá-lo. O plano de tratamento é feito digitalmente. Ao realizar o escaneamento, o ortodontista utiliza um software que irá simular cada etapa do tratamento, do início ao fim, com cada movimento, e o número de alinhadores que serão necessários. Neste momento você também saberá como será o resultado final do seu tratamento, visualizando na tela este resultado! Ou seja, muito mais conforto e previsibilidade para você!
E não para por aí. Temos outros exemplos como o planejamento digital do sorriso, cirurgia guiada de implantes, cerâmicas planejadas e desenhadas digitalmente e confeccionadas através de fresadoras com enorme grau de precisão, planejamento digital das cirurgias ortognáticas...
Venha você também fazer parte dessa nova experiência e usufruir de todo conforto e tecnologia!
| por Rafael Rezende Heringer





